domingo, 16 de junho de 2013

Entendendo a Guerra da Coreia

Nestes tempos de ameaças de conflitos armados na península coreana, fontes que tragam informações confiáveis estão em falta, sobretudo se considerarmos que a Globo é uma das únicas fontes que existem no Brasil para esse tipo de informação. Esses dias eu terminei a leitura de um livro esclarecedor no que se refere ao conflito coreano e seu contexto. Falo de A Guerra da Coreia: Nem vencedores, nem vencidos, de Stanley Sandler. 






Pra mim, esse livro foi um achado. É muito difícil encontrar uma publicação em português tão rica em detalhes quanto essa. Acho que sobre o livro, prefiro que as pessoas leiam e tirem suas próprias conclusões a respeito das análises do professor Sandler. Eu concordo com ele em praticamente tudo, e esse livro nos dá uma ideia muito boa e nos ajuda a entender em pouco sobre o que o ocorre nas Coreias e o porque desse conflito ser tão problemático. Creio ser uma leitura indispensável pra quem quer se livrar de todas essas besteiras sobre a Coreia que vemos na TV e nos noticiários brasileiros.

Aproveitando esse post, lembrei de um filme que assisti a um tempo e que achei muito bom, bom mesmo. Welcome to Dongmakgol e a sinopse é a seguinte:

Guerra da Coréia, 1950. Após uma batalha, soldados de ambos os lados - Coréia do Norte, comunista e Coréia do Sul, capitalista - acabam se encontrando em Dongmakgol, um vilarejo que não sabe nada do que está acontecendo na própria Coréia!
Com isso, a confusão acontece! Como convencer um povo pacífico de que está acontecendo uma guerra lá fora e que os inimigos são os soldados que estão com o uniforme diferente?
É um filme incrível, talvez o meu filme coreano preferido. Tem uma fotografia linda, técnicas de filmagem absurdas, humor, cenários belíssimos (a própria Dongmakgol é uma pintura!), e personagens carismáticos ao extremo!
Sei que um fansub já legendou esse filme, mas a nossa versão é a DVD-RIP, com toda a qualidade JDRAMA, em um filme lindo que deve ser visto por todos e que, com certeza, vai responder a uma pergunta: para quê servem as guerras?     


Essa sinopse está no site de onde baixei o filme. Acho que os links ainda funcionam. As legendas estão em português. É um filme realmente legal.
Há uma versão em espanhol no youtube, pra quem não tiver paciência de baixar e entender espanhol, claro.

Quanto ao livro, eu o comprei a algum tempo na estante virtual, mas não o encontrei mais, infelizmente, então não tenho como indicar links de onde comprar. A página da editora que está no livro não funciona mais, então a única opção é procurar em sebos. Se vocês conseguirem alguma informação, escrevam aqui, por favor. Boa sorte!


Abraço pra todo mundo!









3 comentários:

  1. Oi, Herson! Tudo bem?

    Sei que isso não se faz, mas não encontro o livro em lugar nenhum~

    =D não rola você xerocar e enviar pra mim? Aí eu te pago *abusada*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane, tudo bem sim, e você?

      Realmente não tem em nenhum lugar. Na época que comprei ainda tinha na Estante Virtual, mas agora, nem lá. O site da editora também não funciona. Vamos fazer assim, me manda seu endereço certinho no email, e eu envio uma cópia pra você.

      :D :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir