quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Livro sobre o Iraque. Uma boa leitura.


Há muitos livros que falam sobre a guerra do Iraque, entretanto, esse é interessante por ter sido escrito por uma figura que ficou bem no centro de muitas controvérsias ligadas a isso. O livro "Desarmando o Iraque", do diplomata sueco Hans Blix traz luz a fatos que foram apenas especulações durante o período que antecedeu a Guerra do Iraque, empreendida pelos EUA, Reino Unido e Espanha em 2003.



Ler esse livro me trouxe lembranças da época em que assistia os jornais na TV e havia uma grande confusão na minha cabeça em entender tudo o que acontecia. Hoje, vendo de longe, tudo fica, obviamente, mais claro. Eu me pergunto: Será que realmente os EUA se acham os donos do mundo? Pelo que descreveu o senhor Blix, Sim!
Um país que empreende uma guerra baseado em mentiras forjadas, mesmo tendo documentos que evidenciam a desnecessidade dela, e não tendo apoio da maioria, à exceção dos “puxa-sacos históricos”, só pode ser considerado perigoso. Não sou esquerdista nem nada disso, mas fico me questionando sobre as atitudes de determinados governos (o do meu país, inclusive).
Como todos sabem, a guerra no Iraque não deu em nada além da saída de Saddam Hussein, que não era nenhum santo também, mas que teve o país invadido como medida “preventiva”, sob acusações que se provariam, como podemos ver perfeitamente na descrição de Blix, completamente falsas.
Creio que é um livro interessante pra quem deseja entender um pouco sobre uma parte dos conflitos no oriente médio, e a condução da política americana da “guerra ao terror”.

Abraço pra todo mundo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário