sábado, 2 de março de 2013

Mais uma sobre a Coreia


Quando se trata de cultura oriental, eu sempre me interesso incondicionalmente. Primeiro, porque é um tipo de cultura muito rica e antiga, que por si só já soa interessante. Estudando um pouco sobre o assunto, me deparei com a cultura coreana. A Coreia tem uma cultura um pouco diferente da japonesa e chinesa em vários aspectos. O primeiro e principal deles é a dificuldade em se conseguir informações a respeito de qualquer coisa relacionada a ela. Em parte, isso é culpa dos próprios coreanos, que são, por natureza, um povo, eu diria, mais reservado. Para facilitar o contato com essa cultura tão incrível, a jornalista coreana/brasileira Yoo Na Kim escreveu o livro “A Jovem Coreia”, que eu tive o prazer de ler essa semana.





O livro é na verdade um almanaque sobre a imigração coreana no Brasil. É uma das mais recentes, com pouco mais de 50 anos e, por isso, faltava um livro que falasse um pouco mais detalhadamente sobre o assunto. Eu me deparei com uma publicação extremamente bem feita em todos os aspectos. O livro tem uma linguagem acessível, qualidade editorial primorosa, que chama a nossa atenção do inicio ao fim da leitura, nos fazendo ter vontade de visitar o Bom Retiro ou ir comer Kimchi na Aclimação. Ele é ricamente ilustrado, com explicações sobre os muitos aspectos da cultura coreana em geral, e suas adaptações no Brasil. Acho que não há, em português, uma publicação tão bem feita sobre a cultura coreana no Brasil quanto “A Jovem Coreia”. Ler esse livro foi uma delícia.
A autora merece um parágrafo à parte. Me parece que a jornalista Yoo Na Kim é uma grande interessada na divulgação da cultura do seu país. Talvez por viver a tanto tempo no Brasil (desde os 6 anos, segundo o livro), ela pode ser um pouco mais aberta a falar sobre seu país, sua cultura, o modo de vida dos seus antepassados e mostrar, sem rodeios, quem são os coreanos que vivem no Brasil. Eu gostei muito de assistir os vídeos sobre o bairro do Bom Retiro, em coreano, em que ela participa, fala bastante sobre seu livro e nos mostra um pouco sobre ela mesma, como embaixadora da cultura coreana no Brasil.




Leitura altamente recomendada pra todo mundo, e sobretudo para aqueles que desejam informação de qualidade e de forma precisa. Visitem o website da Yoo Na também. Vale a pena.

안녕하세요!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário