Cozinhar sempre foi uma grande curiosidade pra mim. Mas eu sempre achei muito difícil pensar em aprender sobre quantidades certas de coisas, como conseguir um sabor muito bom em determinado tipo de comida, não exagerar no sal, ou na falta dele. Pra ser franco, batia sempre um pouco de preguiça junto com tudo isso. Quem me conhece sabe da minha fascinação pela cultura oriental, agora especialmente pela cultura coreana. Durante quatro meses e meio, hospedei na minha casa uma coreana nativa, que quando chegou aqui nem português falava direito, então foi um choque cultural muito grande, pra ela e pra mim também. Com ela aprendi muito sobre cultura e, claro, sobre cozinha coreana.
Um dos pratos mais fáceis de fazer na cozinha coreana é o Kimbap, ou na língua nativa 김밥. Esse prato é feito basicamente de alga kim (김), a mesma usada na comida japonesa, tão famosa aqui, e o arroz branco cozido (밥), daí o nome. É uma receita simples por natureza, mas um pouco trabalhosa. Hoje eu arrisquei, pela primeira vez, fazer Kimbap sem nenhum coreano por perto. Acho que deu certo. Eu escolhi fazer de atum, que é um pouco mais simples.
Primeiro separa-se os ingredientes da parte interna. Eu usei queijo, presunto, kani (caranguejo), bacon, nabo, cenoura, pasta de atum e alface, além, é claro, do arroz branco cozido (tem que ser arroz oriental, que fica meio grudento). Os ingredientes da parte interna variam bastante, então é comum você ver kimbap feito com muitos tipo de ingredientes.
Queijo e presunto cortados em tiras
Cenoura, kani, bacon e atum
Nabo de molho com água e um pouco de vinagre
Depois que tudo está preparado, e o arroz cozido, vem a parte mais complicada: Montar o Kimbap. Isso exige um pouquinho de treino e observação de alguém fazendo antes. No meu caso, a coreana que morou aqui foi fundamental.
Essa parte da montagem é fundamental, porque o kimbap não pode ficar muito grande a ponto de você não conseguir enrolar no kim
Montagem
Parte interna montada com os ingredientes
Há um utensílio que é feito de tala ou bambú, não sei exatamente, e que é usado para enrolar o kimbap na hora de fechar, mas eu ainda não tenho, então usei esse plástico aí, que serviu muito bem.
A hora de enrolar, pra mim, é a mais importante, porque se sair algo errado, você perde a montagem e ainda corre risco do kimbap ficar deformado. Felizmente as várias horas de observação à minha hóspede coreana deram algum resultado.
Hora de enrolar
Kimbap antes de cortar
Feito isso, chegou a hora de cortar as rodelas. Então use uma faca bastante amolada pra não deformar o kim e, de preferência, passe um pouco de óleo de soja nela, pra deslizar melhor na hora do corte. Corte rodelas não muito finas e nem muito grossas. O ideal é que seja o suficiente pra você colocar na boca de uma vez só, sem precisar cortar na hora de comer.
Hora do corte
E pronto, o kimbap está feito. Bom apetite!!!
안녕!! (Tchau!!)
Ameii!! Vou tentar fazer!!!
ResponderExcluirBjoo