O livro número 10 da meta é uma pérola. Já digo de antemão que adorei ler cada página dele. Eu gosto de informação e sobretudo quando ela é passada de uma forma imparcial e isenta, algo que é realmente muito difícil na mídia hoje em dia, principalmente se tratando do tema do livro. Bom, o livro é este aqui: Nada a invejar: Vidas comuns na Coreia do Norte, da Barbara Demick.
Existe uma vasta literatura, em inglês, sobre a Coreia do Norte. No próprio livro há diversas dessas referências. O que eu mais gostei nesse livro foi a forma do discurso feito pela Barbara, que em nenhum momento deixa o texto ficar chato ou cansativo. Ela prende nossa atenção do início ao fim, relatando o resultado de horas e horas de entrevistas com dissidentes do regime Norte Coreano e relatos de informantes que não são identificados por razões óbvias de segurança, por viverem dentro da Coreia do Norte. Os relatos ganham credibilidade porque descrevem alguma coisa do que se pôde comprovar. Um exemplo é a descrição exata de como é feita uma execução pública na Coreia do Norte. Há um vídeo no youtube que foi, de alguma forma, feito clandestinamente, mas que é exatamente o que foi descrito no livro. O vídeo é esse, mas aconselho não assistir pois as cenas são fortes mesmo.
De qualquer forma, na minha opinião, esse é o livro mais completo sobre a Coreia do Norte que pude ler até agora. Leitura que vale a pena pra quem quer se informar.
Abraço pra todo mundo